Índios desativam antenas de transmissão de celular e TV no Pico do Jaraguá, em SP
Indígenas da tribo Guarani desligam as antenas de transmissão de sinais de telefonia celular e televisão no Pico do Jaraguá, ponto mais alto de São Paulo localizado na Zona Norte da cidade, na sexta-feira (15). Os manifestantes ocuparam o parque na quarta-feira (13) em protesto contra a redução de uma reserva na região onde vivem 700 indígenas (leia mais abaixo).
No local, eles também apagaram as luzes das antenas. Após receberem informações sobre a importância dessas luzes para evitar acidentes aéreos, as religaram – manteram, no entanto, os transmissores desligados. Residentes da Zona Norte e de cidades próximas foram afetados.
A Polícia Militar acompanha o ato de longe.
O comunicado do Ministério também afirmou que a área “foi delimitada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área”.
O governo de São Paulo busca conceder o Parque do Jaraguá, entre outros, à iniciativa privada. Segundo a legislação aprovada pela Assembleia Legislativa, os parques serão concedidos por 30 anos para “a prestação de serviços ou utilização de áreas relacionadas ao ecoturismo e à exploração comercial de madeira ou produtos florestais” e determina que essa exploração por empresas madeireiras só deve ocorrer em áreas com plano de manejo.